Sesamoidite

 

 

Os ossos Sesamóides são dois pequenos ossos (ossículos) localizados no pé, por sob a cabeça do 1º metatarso (osso que serve como base para o dedão do pé). Eles servem para ajudar na absorção do choque da cabeça do 1º metatarso, ajudam a proteger o tendão do músculo flexor longo do hálux (o músculo que dobra o dedão do pé para baixo) e aumenta a eficácia dos músculos que dobram o dedão para baixo.

 

 

 

o pé, visto em sua região interna, por baixo.

Em destaque, o 1o metatarso e os Sesamóides  

 

 

 

A Sesamoidite se refere à dor que acontece na região dos ossos Sesamóides devido à sua compressão ou a lesão dos tecidos próximos a eles. Ela ocorre devido a repetida sobrecarga na região, especialmente se essa sobrecarga acontece com o dedão do pé dobrado pra cima. Essa situação pode ocorrer em esportes que envolvam saltos (basquetebol, voleibol), corrida rápida, apoio num pé só (especialmente se for realizado ao saltar, como na dança ou em artes marciais), ou com o uso de calçados com salto alto.

 

Os sintomas principais são dor e inchaço no local, sendo que palpar a região (espremendo os dedos) vai eliciar dor intensa. Ficar nas pontas dos pés também vai promover dor, assim como atividades que coloquem peso na região.

 

Alguns fatores podem predispôr à Sesamoidite:

.assimetria dos Sesamóides: ter um dos ossículos maior que o outro (assimetria de tamanho) leva a uma sobrecarga assimétrica a cada pisada que pode levar à inflamação e lesão.

.alteração no côndilo do 1º metatarso: local onde estão situados os Sesamóides. Uma alteração no formato dessa região pode deixar um Sesamóide mais proeminente, podendo ser mais facilmente sobrecarregado.

.pé cavo: menor capacidade de absorver impacto e maior angulação vertical do metatarso, o que expõe ainda mais os Sesamóides à sobrecarga.

.pisada pronada: maior compressão na região interna do pé e, possivelmente, um deslizamento lateral do pé ao se apoiar no chão, comprimindo os Sesamóides lateralmente.

. uso de calçados com salto alto: a angulação vertical dos metatarsos aumenta a compressão nos sesamóides e em toda região da frente do pé.

.calçados com pouca absorção de impacto: aumento da compressão nos Sesamóides.

.atividades físicas em superfícies muito rígidas: aumento da compressão.

 

 

 

 

Comentários   

 
#11 Claudio Rubens 13-06-2014 13:26
Layssa,

difícil tecer algum comentário sem te ver pessoalmente. Muitas vezes temos que corrigir o movimento e te dar condições de não forçar o pé sobre a região dolorosa. Considerando a possibilidade de ser uma sesamoidite, parar de usar salto alto, colocar um suporte sob o 1o metatarso (para elevar a região dos sesamóides) são algumas orientações que, junto a um retreino da forma de pisar vão corrigir o problema.

Atenciosamente,

Dr. Claudio Rubens
Fisioterapeuta
Crefito 3 - 45360-F
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

AddThis Social Bookmark Button

 

 

Google+

DMCA.com

Todos direitos reservados a OPTIMA FISIOTERAPIA | 2010 Desenvolvido por: Guara